Pesquisa personalizada

11 de junho de 2013

Como montar painel caseiro para o Flight Simulator

Ola a todos, eu como muito de vocês, que chegaram até esse tutorial, sou muito fã da aviação e costumo simular em algum simulador de vôo. No entanto, como não tenho tanta verba a investir, acabei tendo que ter algumas idéias diferentes para dar uma incrementada nas minhas simulações.

Foi ai que depois de algumas pesquisas acabei encontrando um tutorial ensinando a utilizar um chip de um teclado qualquer para montar um painel caseiro com algumas funcionalidades para o Flight Simulator. De começo achei que seria impossível, eu que não tenho experiência com eletrônica, montar um circuito desses. Mas no entanto a vontade de ter um daqueles era tanta que acabei me arriscando e comprando algumas coisas para fazer o meu próprio "Button Box".
Chega de enrolação e vamos ao que interessa.

Materiais utilizados:

*Um teclado - pode ser aquele teclado velho que você guardou pensando que um dia poderia precisar, pois será utilizado apenas o chip interno dele.
*Botões do tipo N/a - você encontra no mercado livre baratinho se não tiver na sua cidade (como aconteceu comigo)
* Fios - fininhos, tipo aqueles que se encontra em fontes de computadores, eu tinha 2 fontes queimadas, então cortei os fio e utilizei os mesmos
* Conector de fio elétrico em barra - para facilitar na organização, é encontrado em lojas de materiais elétricos
 * Cola quente ou silicone

Ferramentas:

*Alicate
* Ferro de Soldar
* Liga para eletrônica - aquele fiozinho de solda, conhecido como estanho
* Ferramentas em gerais que vão sendo necessário ao longo do projeto
* Estilete

Introdução

Vou dar uma breve explicação de como funciona um chip de teclado para que você possa entender melhor o que será preciso fazer. No chip existem geralmente 26 ou 27 contatos, e uma tecla é gerada a partir da ligação entre 2 desses contatos.

Desmontando o teclado e pegando o chip

Retire todos os parafusos da parte de baixo do teclado e retire a 'tampa'. Você vera 3 laminas de plástico, uma com 8 conexões com o chip, uma no meio sem conexões, apenas furos, uma outra com o restante das conexões. Lembre-se bem quais os 8 terminais do chip são os da lamina com 8 conexões. Digamos que esses são os "8 principais"
  
Foto 1: Demonstração das 3 "laminas"


 
Foto 2: Lamina 1 com ligação somente nos primeiros 8 terminais


Foto 3: Lamina 3 como ligação nos demais


Mapeando o teclado

Você vai precisar saber qual combinação forma qual tecla. Para isso é interessante utilizar um software que auxilia nessa identificação chamado "Keyboard Test".
Vou explicar da maneira que eu fiz e que particularmente achei mais fácil.
Primeiro "baixe o programa aqui" ou "aqui" e instale, é uma versão de teste para uso de 30 dias, mas em poucos dias você consegue terminar o mapeamento, brincadeira, leva só algumas horas.
Com o chip em mãos, repare que em cada contato existe, em alguns pelo menos, uma camada de algo que eu acho que é carbono, com um estilete eu raspei, cuidadosamente esse material de cima dos contatos ate que aparecesse o cobre no chip. Faça isso com muito cuidado para não danificar o chip.
Depois com auxilio de um pedaço de fio você deve começar o mapeamento. Abra o programa e com a janela selecionada ele deve começar a identificar as teclas.
Para isso você vai precisar fazer o seguinte: Com uma ponta desse fio, você deve encostar no terminal 1, e com a outra ponta no terminal 9, no programa será identificado que tecla essa combinação se refere, no meu caso 1-9 = nada. Isso, pode acontecer de não ser nada, acho que isso se deu por causa do meu teclado ser multimídia. Mas em um outro exemplo, encostando uma ponta no terminal 1 e a outra ponta no 20, resultou na tecla 9 do teclado.
Para não se perder, sugiro que faça uma tabela no Excel por exemplo, para ir armazenando as combinações.
Então resumindo faça o seguinte: encoste uma ponta no terminal 1 e a outra no 9, 10, 11, ..., ultimo, e anote cada combinação, depois o mesmo para o 2 com o 9, 10, 11, ..., ate o ultimo, assim sucessivamente até esgotas as possibilidades, lembrando que é só do 1 ao 8 com o restante.

                                                     
Resultado final da minha tabela:

Foto 4: Tabela com as combinações do chip


Planejamento e arquitetura do projeto

Você deve antes de tudo, saber quais funções você ira querer colocar nesse painel, sendo flaps, ATC, Braking, Engine, piloto automático, dentre outras.
Faça uma lista com o que você quer e em seguida, nessa mesma lista com ajuda da tabela com as teclas você deve designar as teclas para cada comando, lembrando que você deve utilizar apenas as teclas que não serão utilizados durante a simulação. Complicado? Um pouco. Abaixo vou deixar a tabela que eu fiz com as teclas que eu irei utilizar

Foto 5: Tabela com teclas a serem utilizadas


Reparem que o que esta em vermelho eu não poderia mexer e o que esta em verde é o que eu irei utilizar no meu painel, totalizando 42 teclas.

O suporte/caixa

Para ter uma ideia melhor de como você pode planejar seus botões, eu utilizei o Corel Draw, mas pode ser utilizado qualquer editor de imagem. Eu montei a quantidade exata de botões que eu queria, dentro de um retângulo (imaginando que seria minha caixa), resultando na imagem abaixo:

Foto 6: Resultado final do planejamento

Com esse projeto em mãos você já deve anotar que tecla será utilizada por cada botão, como eu precisei de 42 botões, na minha tabela eu reservei 42 teclas, e após a designação eu cheguei ao seguinte resultado:


Foto 7: Teclas a ser utilizada por cada botão


Com este modelo em mãos eu sabia exatamente o tamanho da caixa que eu iria precisar, facilitando muito, e evitando erros.
Obs.: As 2 imagens acima são diferentes pois quando resolvi fazer esse tutorial, já estava com boa parte do projeto encaminhado, então os painéis acima são diferentes, mas a primeira imagem é o painel que vou fazer e a segunda é para ter uma ideia de como fiz para ver qual tecla seria cada botão

E como encontrar essa caixa?

Eu procurei em alguns lugares da minha cidade, mas nada satisfazia meu plano, então como meu pai tem oficina, eu resolvi fazer a caixa nas medidas exatas que eu queria, fiz de chapa zincada, pois é bem leve, mole para moldar e cheguei a esse resultado:

Foto 8: Caixa quase pronta, faltando apenas pintar

Depois da caixa em mãos e o planejamento dos botões prontos é a parte mais difícil, por assim dizer. Foi pra mim, pelo menos, pois eu nunca tinha soldado um fio no outro, então eu antes de meter solda no chip a ser utilizado, testei com uma outra placa que eu tinha, até pegar uma pratica. Após muitas tentativas falhas, eu meio que fui pegando o jeito, e então parti para o chip propriamente dito.

Sabendo cada tecla que você vai precisar para seu botões, você já deve ter reparado que não serão utilizados todos os contatos do chip, mas somente aqueles em que há alguma tecla a ser utilizadas, na minha tabela da pra perceber que serão utilizados os terminais 1 ao 8 e 20 ao 26.
Sabendo disso, você pode soldar os fios nos terminais do chip, tendo cuidado para um fio não encostar em dois terminais, ou ate mesmo a solda. Se você achar melhor, procure um eletricista, ou alguém que concerte aparelhos eletrônicos e peça para que ele faça isso pra você.

Tendo os fios soldados a placa é bom utilizar algo para firmar melhor os fios e evitar o contato, ou ate mesmo quebra dos fios, eu utilizei silicone, mas pode também ser utilizado cola quente. O silicone foi mais fácil pra mim, pois em qualquer material de construção vende tubinhos pequenos de silicone.

Nesse ponto você deve ter algo parecido com isso:

 
Foto 9: Chip com os fios soldados

Você deve ter em mente que cada botão terá 2 fios ligados, e cada fio desses soldado no chip, se transformará em vários outros, para satisfazer a quantidade do botões a serem ligados. Para saber quantos fios irão ligados junto com o fio no terminal 1, por exemplo, basta você olhar na tabela quantas teclas tem sob o terminal 1, como na imagem:


Foto 10: Quantidade de fios a serem utilizados no terminal 1

Assim também vale para 2 ao 8 e 20 ao 26, no meu caso. Sabendo quantos fios vai em cada terminal você deve fazer algo parecido com o da imagem seguinte:



 
Foto 11 e 12: Conector de fio elétrico em barra

Se você chegou até aqui parabéns, falta pouco para terminar.

Agora com sua caixa eu mãos você deve fazer os furos necessário para colocar os botões. Para eu não me perder, fui em uma loja adesivos e pedi para imprimir aquele projeto que eu tinha feito em Corel, assim eu poderia colar na caixa, para depois fazer os furos necessários

 
Foto 13: Adesivo impresso para caixa


Como eu mesmo ainda não terminei esse projeto vou deixar esse post em aberto para atualizações. Ou seja, conforme vou avançando no projeto vou adicionando novas instruções aqui.
No momento estou esperando os botões que eu comprei no mercado livre chegar para dar continuidade.

Espero que estejam gostando. Qualquer duvida é só deixar um comentário que estarei respondendo na medida do possível.

Até breve

UPDATE 18/06/2013

Acabou de chegar os botões que eu havia comprado, então vou dar continuidade ao tutorial.

Foto 14: Botções "Push Button" tipo N/a

Com a caixa que eu fiz já pintada, eu colei o adesivo da frente e furei todas as marcas para colocar os botões.

Foto 15: Caixa com os furos sob o adesivo

Com os furos prontos é hora da organização dos fios, solde os botões e vá colocando conforme vai ficando pronto, tente ajeitar bem os fios na hora de por na caixa para depois se caso for preciso mexer em algum fio não ficar tão complicado, confira algumas imagens








Fotos durante a montagem dos botões

Com todos botões ligados e testados, lembre-se de irem testando um por um, conforme for soldando, é hora de ligar ao computador. No meu caso é sem fio, pois usei um teclado sem fio, mas é opcional. Ligando o o painel no PC, abra o Flight Simulator e em configurações de controles, basta você ir clicando nas funções que você quer e ir designando, apertando no botão que corresponde a tal ação.


Fotos do painel pronto para o voo

A minha caixa ficou meio pequena, então na imagem que pega a parte de dentro já pronta, deu pra perceber que ficou uma "fiosaria"  pra todo lado. Mas o importante é que fechando ninguém vê, e funcionando está.

É isso ai, espero que tenham gostado, a ideia original foi tirada DESTE SITE.

Qualquer duvida a área de comentários ta logo ai em baixo!
Até a próxima.

Texto e aplicação em prática: Anderson M. Pereira

11 comentários:

marciel giehl disse...

Cara muito bom!

Na Net disse...

Obrigado Marciel, já fiz a pintura da caixa e estou apenas aguardando os botões chegar para prosseguir, fique ligado pra ver como ficará no final.
Att. Anderson Pereira

novaera3d disse...

vc vende ele montado, se sim quero encomendar 3

Na Net disse...

Olá "novaera3d" me mande um email no nanettutoriando@gmail.com para podermos conversar melhor.
Att. Anderson Pereira

Klenir Soares disse...

Ola ainda tens esse projeto?

Na Net disse...

Tenho sim Klenir

Albert Carlos Macacoin disse...

Da pra usar botoes tipo fliperama?

Albert Carlos Macacoin disse...

Da pra usar botoes tipo fliperama?

Na Net disse...

Ola Albert, sendo botão to tipo n/a (push button) da sim!

Iggo Emanuel Guimaraes disse...

Parabéns cara, muito legal. Eu estava pensando em fazer uma Button Box para o ETS2, mas estou com uma dúvida. Como faria para criar um botão tipo gangorra pra quando eu ligasse e desligasse sempre acionace a tecla? Por exemplo, se eu atribuisse a tecla "a" a um botão liga e desliga, quando eu levantasse o interruptor ele acionava "a" e quando e baixasse o interruptor ele também acionava "a".

Renato Azevedo disse...

ola, como vc fez o mapeamento no proprio flight simulator? foi algum programa?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger